Read Cronica da Casa Assassinada by Lúcio Cardoso Free Online


Ebook Cronica da Casa Assassinada by Lúcio Cardoso read! Book Title: Cronica da Casa Assassinada
Language: English
Format files: PDF
The size of the: 8.35 MB
v The author of the book: Lúcio Cardoso
Edition: Univ of Pittsburgh Pr (Txt)
Date of issue: January 1st 1993
ISBN: 8400071271
ISBN 13: 9788400071271
City - Country: No data

Read full description of the books Cronica da Casa Assassinada:

'Crônica da casa assassinada' é a história de uma família em franca derrocada social e moral. Uma história que é conhecida pelo relato de seus próprios personagens, por meio de cartas, diários, memórias, confissões, depoimentos, e cujos temas centrais são o adultério e o incesto, a loucura e a decadência. Numa linguagem metafórica, monta-se um esquema estruturalmente complexo, no qual verdade e mentira chegam aos limites do paroxismo.


Cronica da Casa Assassinada read online



Read information about the author

Ebook Cronica da Casa Assassinada read Online! Joaquim Lúcio Cardoso Filho foi um escritor, dramaturgo, jornalista e poeta brasileiro.
Pertencia a uma família tradicional de Minas Gerais, a qual produziu vários políticos, entre os quais o irmão Adauto Lúcio Cardoso, que foi senador da República pela União Democrática Nacional, partido de centro-direita e conservador, e mais tarde ministro do STF. Sua irmã, Maria Helena Cardoso, veio, após a morte do irmão, a lançar-se como escritora publicando um livro de memórias da família, Por onde andou meu coração.
Junto com seu amigo pessoal, o romancista Octavio de Faria, o também romancista Cornélio Penna e o poeta Vinicius de Morais, Lucio Cardoso foi um dos expoentes de toda uma vertente da literatura brasileira da década de 30, que - apoiando-se na ofensiva então realizada pelo Catolicismo da época, que buscava recuperar a influência intelectual e política que havia perdido diante do positivismo e do liberalismo laico da República Velha - buscava apoio numa inspiração abertamente religiosa, de cunho místico e politicamente conservador, em oposição à literatura de inspiração sociológica e vagamente esquerdista do regionalismo contemporâneo. Esta corrente literária católica, mais tarde, integrar-se-ia numa vertente mais geral da literatura brasileira caracterizada pelo subjetivismo, que daria a literatura de, entre outros, Clarice Lispector - a qual manteria, aliás uma ligação amorosa platônica com Lúcio Cardoso nos anos 60. Cardoso era mais ou menos abertamente homossexual, o que se traduziu na sua obra como mais uma instância particular do tema geral da redenção possível de uma humanidade ontologicamente pecaminosa, que ele compartilhou com todos os seus colegas de movimento.
Com Paulo César Saraceni realizou o primeiro longa-metragem do cinema novo, Porto das caixas, do qual foi o roteirista.
Em 1962 teve um derrame cerebral e deixou de escrever, passando a se dedicar à pintura e chegando a realizar duas exposições.
Morreu aos 56 anos. Seu talento foi reconhecido postumamente pela Academia Mineira de Letras, que lhe conferiu, em 1996, o Prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra.


Reviews of the Cronica da Casa Assassinada




Cronica da Casa Assassinada read online



Add a comment to Cronica da Casa Assassinada




Read EBOOK Cronica da Casa Assassinada by Lúcio Cardoso Online free

Download PDF: cronica-da-casa-assassinada.pdf Cronica da Casa Assassinada PDF